biablack - biblioteca

Exposição
Giacometti na Pinacoteca

O mais famoso retrato do artista; alunas com Eneida Fausto, durante a visita e fotografia clássica de Cartier-Bresson no atelie do artista, em 1960, com o título de " Homem caminhando".

"Acreditamos ter sido uma excelente oportunidade para ver de perto e conhecer parte da trajetória de um dos mais importantes artistas do século XX".

Alberto Giacometti (1901-1966) foi um artista suíço que se distinguiu pelas esculturas e pinturas expressionistas, onde a figura humana protagoniza as suas pesquisas plásticas e recupera a capacidade expressiva da imagem e do objeto, marcando o seu período mais original.
O existencialismo na obra de Giacometti, amigo pessoal do filósofo Jean Paul Sartre, traduz-se numa essencialidade e repetição dos meios expressivos e dos gestos formais que imprimem à figura humana uma significação fundamental: uma linha vertical confrontando com a horizontalidade do mundo. A deformação dramática das proporções, o alongamento das formas e a manipulação da superfície e textura acentuam a materialidade dos objetos e a capacidade expressiva e poética da obra de arte.
Nós, professoras do Mube, Angela Bassan e eu, acompanhadas de nossa orientadora educacional, Eneida Fausto, promovemos e acompanhamos os alunos em visita guiada á Pinacoteca do Estado de São Paulo para admirar a obra de Giacometti. Acreditamos ter sido uma excelente oportunidade para ver de perto e conhecer parte da trajetória de um dos mais importantes artistas do século XX.